(12) 3929-4424 / 3929-9019
PERCUSSÃO
TRADO
ROTATIVA
TORQUE
POÇOS DE MONITORAMENTO
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS
SOLOS
PAVIMENTAÇÃO
BLOCOS
GRAUTE
ARGAMASSA
PRISMAS
SOLICITAR ORÇAMENTO

SONDAGEM

Sondagem à Percussão - SPT
Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
A classificação dos solos de cada camada;
O nível do Lençol freático;
A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

O ensaio consiste na cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão - Barrilete, através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solto em queda livre de uma altura de 75 cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração (NSPT) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais. Após a realização de cada ensaio, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada, para posterior classificação que geralmente é feita pelo método Tátil-visual onde se determina a cor, a textura, a plasticidade e a consistência ou compacidade do solo.



Sondagem à Trado - ST
Sondagem à trado é um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado: um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas ( trado concha ou cavadeira). Tem por finalidade e coleta de amostras deformadas, determinação de profundidade do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.



Sondagem à Percussão com Torque – SPT-T
A introdução da medida de torque nos ensaios de sondagem de simples reconhecimento ( SPT-T ), assim como o estabelecimento das regras básicas para sua interpretação, ocorreram há mais de 10 anos.
A medida do torque é efetuada ao término de cada ensaio de penetração (SPT). Cravado o amostrador padrão conforme NBR 6484, verifica-se a medida de torque máximo e torque residual, através de um torquímetro, medidos em Kgf.m.
O estabelecimento de correlações estatísticas entre os valores de SPT e Torque, permite enquadrar os solos em um novo tipo de classificação, onde sua estrutura desempenha papel fundamental.



Sondagem Rotativa - SR
Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnico que consiste no uso de um conjunto moto-mecanizado, com a finalidade de obter amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, extraídas através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.



Poços de Monitoramento
O sistema de monitoramento tem o papel de acusar a influencia de uma determinada fonte de poluição na qualidade da água subterrânea. As amostragens são efetuadas num conjunto de poços distribuídos estrategicamente, nas proximidades das áreas de disposição dos resíduos (oferecendo subsídios para o diagnostico da situação). A localização estratégica e a construção racional dos poços de monitoramente, aliada a métodos eficientes de coleta, acondicionamento e a analise das amostras, permitem resultados bastante precisos sobre a influência do método de disposição dos resíduos, na qualidade da água subterrânea.




SPT Sondagens
Endereço: Rua Mário Guimarães Ferri, 331 - Jd. Santa Inês II - São José dos Campos - SP - CEP: 12.248-514
Telefone: (12) 3929-4424 / 3929-9019 E-mail: contato@sptsondagens.com.br